Metodologia

Foto0293 300x225 MetodologiaA metodologia é dinâmica, com visitas periódicas de informação e prevenção a pontos críticos ou zonas de exclusão social, a fim de facilitar e incentivar o livre e imediato acesso aos nossos centros através nos nossos contactos em Almada e Porto.

Uma vez no centro, a metodologia de trabalho baseia-se num sistema de ajuda mútua, proporcionando uma atmosfera de harmonia social que promova valores da auto-estima, auto-controlo emocional, o respeito pelas regras de convivência e participação activa nas actividades previstas, bem como o cuidado das necessidades básicas sociais, de saúde e apoio jurídico.

Cada centro tem monitores voluntários que trabalham na organização, supervisão, acompanhamento dos utilizadores, tarefas de manutenção do centro e tarefas ocupacionais nos chamados Rastros(lojas de usados com fins de beneficência) da Associação Betel. A gerência e aconselhamento de todas estas tarefas são feitas pela direcção, monitores e profissionais voluntários e contratados, estes têm acções de formação em Betel-Madrid através de um curso anual de monitores, bem como a realização de congressos regularmente na nossa sede internacional Betel-Madrid.

A Betel presta também apoio às famílias dos utentes dos centros de Betel, IMG 0301 300x225 Metodologia
promovendo de uma forma regular, o chamado “Almoço de Pais e Amigos”, procurando a conferência de interesse geral, onde o intercâmbio de testemunhos é de uma ajuda mútua crucial. Isto irá também proporcionar as oportunidades de reagrupamento familiar, muito prejudicadas pela exclusão social.
A Betel também fomenta a visita regular ás nossas Igrejas, ás nossas reuniões de cada domingo, pelas 11 horas onde praticamos a nossa fé cristã evangélica.